9.10.14

Let's make a party!!!!



Por fim!!! Eis-me aqui sentadinha no meu computador, depois de uma grande trabalheira na cozinha! E é bom sinal... É sinal que tive tempo e mais do que tudo ânimo para fazer sair qualquer coisinha daquele forno.

Qualquer coisinha não é bem assim, porque aquilo que saiu foi um sumptuoso Bundt Cake para a festa do primeiro aniversário da BundtMania. É verdade que já passou um ano, desde que se começou? A culpa não é minha! É toda da Lia (risos). Sim eu vou sempre dizer que a culpa é dela, porque foi ela que deu a ideia, sabendo que eu era uma perdida por tais bolinhos. E como diz o povinho, "junta-se a fome com a vontade de comer."


Ora bem, depois de uma eternidade sem publicar nada neste meu cantinho, nada melhor do que voltar com um dos meus bolos preferidos. E mais ainda com tão orgulhoso motivo, que é comemorar o 1º Aniversário.

Podia estar aqui a escrever o que me me manteve afastada deste cantinho, mas hoje não me apetece porque estamos de festa! E quando eu estou de festa, ponho o meu Michael Bublé e o Beautiful Day, e durante um tempo, o meu mundo pára ao redor daquilo que eu gosto.

Aproveitem e ouçam a musiquinha, que é linda!!






Eu não sei porquê, nem porque não, mas há coisas que só descubro depois de todo o mundo ter descoberto! Até mesmo na música me acontecem estas coisas! Mas quando descubro por acaso e gosto, é o fim do mundo porque o levo até à exaustão. Quero com isto dizer, que tenho ouvido muita música!!!


Isto de ter que tratar de duas criaturas alucinantes sozinha, de uma casa e afins, não é fácil. De modo que, tem havido dias muito complicados. Os livros, sejam de culinária ou não, juntamente com a musiquinha do rapazinho, têm sido o meu anti-stress, já que o chocolate não tem ajudado muito! Acho que já estou adicta e como tal não surte o efeito que deveria.


Quando vi o tema desta BundtMania, que está no Lemon and Vainilla, sabia de onde tirar a ideia. No dia dos meus anos a Lia, vêem como tenho razão que ela tem culpa?, ofereceu-me um livro que só a capa é um atentado à gula. Chama-se Indulgent Cakes da Women's Weekly, o qual o tenho bem escondido na prateleira, porque ao contrário seria altamente perigoso para mim. Não há página que abra que não me dê vontade de fazer.... Um livro perfeito para retirar ideias. E as fotografias?? Aiii a minha vidinha!!! São qualquer coisa de fantásticas! Ou seja, um pecado!


Na secçao dos pequenos frutos, encontrei aquele que vai ser o meu Bundt Cake para esta festa! Foi amor à primeira vista.... Os ingredientes acessíveis e mais que tudo possíveis de encontrar pela Sibéria.... Menos as frambuesas frescas! Depois de o choque desta manhã por não as ter encontrado, segui mentalmente outros passos, para poder terminar a finalização. Não está como o do livro, mas ficou muito bommmmm!!!!



Bundt Cake de Frutos Silvestres e Chantilly de Côco
(receita retirada do livro Indulgent Cakes, página 146)








Ingredientes:
- 1 lata de leite de côco (na receita usa uma lata de creme de côco)*
- 2 limas
- 185 gramas de manteiga sem sal à temperatura ambiente 
- 330 gramas de açúcar
- 4 ovos M
- 150 gramas de farinha sem fermento
- 75 gramas de farinha com fermento
- 40 gramas de côco ralado
- 125 ml de buttermilk**
- 150 gramas de frutos vermelhos congelados (usei uma mistura de frambuesas, mirtilhos, groselha, arandanos...)
- 250 ml de nata para bater (MG>30%)
- 125 gramas de frambuesas frescas (não usei e decorei com pequenas groselhas congeladas)
- 25 gramas de côco tostado em flocos


* Nunca encontrei creme de côco por aqui na Sibéria. Mas da última vez que comprei uma lata, não sei porquê, mas não estava completamente liquído e havia uma separação de fases. Ou seja, um creme mais espessos na superficie e o leite, ou como um soro por baixo. Não pensem que estava estragado, mas por causa do frio estas coisas acontecem por aqui. Ao lembrar-me disto, usei esse creme para poder executar o chantilly de côco e funcionou na perfeição.

** O buttermilk já se encontra disponível em muitos supermercados, menos por aqui. Na falta do de compra, para obterem o dito, só têm que juntar a 125 ml de leite, um colher de sopa de sumo de limão e deixar repousar como mínimo meia hora.


Execução:

Colocar o creme de coco toda a noite no frígorifico.

Pré aquecer o forno a 160ºC. Untar uma forma de bundt com manteiga e polvilhar com farinha e reservar.

Numa taça misturar o côco e as duas farinhas, reservar.

Bater a manteiga com o açúcar durante 5 minutos ou até obter uma mistura fofa e esbranquiçada. Juntar os ovos um a um, mexendo bem entre cada adição. Aquando da adição do último ovo, a mistura vai parecer coalhada, mas é normal.

Juntar a raspa de uma das limas e o respectivo sumo. Juntar metade da mistura de farinhas e côco, e bater até que esteja bem incorporada. Juntar o buttermilk e envolver na massa, finalizando por juntar a farinha.

Juntar os frutos congelados e com uma espátula envolvê-los na massa. Colocar na forma e levar ao forno durante 50 minutos aproximadamente ou até que o bundt esteja dourado e se comece a despegar os bordos da forma.

Retirar do forno e deixar arrefecer durante 10 minutos. Desenformar e deixar arrefecer completamente envolto de um saco de plastico.

Para o chantilly de côco colocar metade do creme de côco numa taça, este deve estar bem frio, e bater ligeiramente. Juntar as natas bem frias e bater como se se tratasse de um chantilly normal. Juntar raspa de meia lima e envolver. Colocar num saco de pasteleiro e repartir sobre o Bundt da maneira desejada. No meu caso, as rosetas! Ainda continuam a ser a única coisa que sei fazer.

Polvilhar com os flocos de côco e decorar com groselhas, ou frambuesas.







Há coisas que nunca conseguirei explicar. Este Bundt Cake é um deles. Simples de fazer, com ingredientes acessíveis ou que facilmente se podem substituir, mas que é dono e senhor de uma explosão de aromas a cada garfada.






A presença do côco, dado à pequena quantitade, ressalta assim que se prova, e a mistura com a lima aporta uma frescura impressionante. A tudo isto se lhe juntamos os pequenos frutos, bem.....







Não sou muito apologista de fazer bolos com chantilly, porque depois somos obrigados a ter que comer tudo rápido!!! ( desculpa esfarrapada)

Mas neste caso como levava o dito creme de côco, achei que tinha que o experimentar. Na receita original não coloca açucar no chantilly, mas eu achei que estava sem alma e juntei-lhe duas colheres de sopa de açucar em pó. Não vejam a alma que lhe nasceu! E não pensem que é demasiado doce, é o doce o bastante, para não se parar de comer!


Bora lá prá festa!!!

11 comentários:

  1. Olá Mena!
    è verdade... já passou um ano desde que começaram com a bundtmania!
    Espero conseguir publicar desta vez... já que da última vez atrasei-me! Adorei a combinação dos ingredientes e com chantilly por cima fica mesmo muito guloso! è uma boa desculpa para comê-lo...
    um grande beijinhi

    ResponderEliminar
  2. Uuuuuuuiiii Mena, que coisa mais fresca e apetitosa. Lindissimo! :)
    Adorei essa camada de chantily de côco.
    Com uma maravilha destas, esta edição está ganha :D :D
    (isso de descobrir coisas anos depois das outras pessoas acontece-me tantas vezes ;))

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  3. 1 ano?
    Já passou 1 ano?
    Lembro-me de participar nessa 1.ª edição com um bundt de outono, a foto dele está numa moldura na minha cozinha, não o poderia esquecer!
    parabéns às 2 meninas pela deliciosa iniciativa, e embora tenha participado pouco (falha imperdoàvel) nunca deixo de acompanhar todas as edições.
    Mena este bundt de aniversário está maravilhoso e falta,-me adjetivos para ele! Imagino o delicioso sabor dessa cobertura com coco, a lima, os frutos...bem já estou a salivar e se abro a boca vou parecer um daqueles cães que lhes escorre a baba pelo focinho (mas que imagem eu fui arranjar)!
    Acredito que ainda se seguirão muitoas anos de deliciosos bundts, este vai comigo para um dia experimentar.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Alguém disse festa?! Conta comigo! E uma vez que até música dás, eu faço a festa deste lado e tu desse ok? Depois de uma hora a dançar já devo puder comer pelo menos duas fatias desse bolo lindo e delicioso, não?Não tenho a certeza que ficasse por apenas duas ;)
    Ficou lindo e as tuas rosetas estão perfeitas, quem me dera que o saco pasteleiro fosse meu amigo...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá Menita,

    Que receita foste tu trazer, ano de olho nesse livro desde que saiu mas depois vêm outros e nada, mas por essa tua descrição deve ser mesmo cheio de coisas boas, e eu que adoro bolinhos.
    E já passou um ano custar acreditar, mas espero que hajam muitos e muitos mais aniversários.
    Já comprei uma vez creme de coco e acho que era da marca Koala, não posso garantir, mas a verdade é que nunca mais vi, e já abri uma latinha de leite de coco acabadinha de chegar o hiper e estava como a tua.
    Que bolo lindo nos trazes, vestido mesmo para a festa, com uma cobertura digna, daquelas que só se faz uma vez no ano!!!
    Já vai comigo uma fatia e a receita enquanto não chega o livro.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Quero desejar muitos parabéns pelo 1º aniversário deste fantástico projeto.
    Sei que tenho que comentar o post da Lia e colocar lá o link mas não consigo comentar, dá erro e nºao tenho forma de enviar o link para a Lia.

    http://donadeliciaatelierdesabores.blogspot.pt/2014/10/angel-bundt-com-swirl-de-canela-e.html

    Não sei como fazer?!?!

    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Olá! Já não passava por cá à algum tempo! Coisas da vida atarefada! Vejo que continua muito bem disposta e a fazer bunts maravilhosos! Parabéns!

    ResponderEliminar
  8. Querida Bundette,
    AMO o teu bundt e tem sabores que adoro e se a culpa é minha, pois fico muito feliz com este resultado e já agora minha querida,
    creme de côco (quando as receitas o pedem) é mesmo isso, a parte superior da lata do leite de coco, lol!! Não está estragado não senhor e vêem todas assim. Quando pedem leite de coco, mexes vem, todo o conteúdo da lata e quando pedem creme, é precisamente essa parte que usas, portanto fizeste o que deveria ser feito. Ainda há outro tipo de coco creme que, esse, vem em blocos e tens de dissolver em líquido quanto, mas esse chama-se creamed coconut.
    Beijinhos grandes e vamos para a festa.
    Lia.

    ResponderEliminar
  9. já adicionei esta receita aos meus favoritas!Tem um aspeto divinal e o sabor deve ser delicioso!Beijinhos

    ResponderEliminar