11.2.14

Vai uma bolachinha?


O branco teima em não abandonar a Sibéria! Os últimos dias foram de muita neve, muito vento, e muito frio! Por aqui é sempre assim, tudo muito!!! E se lhe juntarmos o trabalho, pois também! E não falo do emprego, mas sim do trabalho de casa!!!

Neste preciso momento, tenho a "piquena" a pintar e o "piqueno" a meio de fazer a sesta.... A casa?? Bem nem vos digo como está! É que nestes dias sou assaltada por uma doença que se chama preguicite aguda!!(risos)

E nada melhor que fazer umas bolachinhas para animar o dia e fazer passar a preguiça! Especialmente quando as imaginas para levar a um aniversário" O "Vamos Fazer Bolachas", faz um aninho!!!!! E como tal a Manuela, do Cravo e Canela - Uma Cozinha no Brasil, convida-nos prá festa!!! E está claro que tem que ter bolachas!!! Deve estar a fazer um ano da minha primeira participaçao e desde então, a cada edição tentei fazer bolachinhas!! E eu que não gosto nada!! Só espero que continue por mais uns quantos anos, que eu por aqui andarei a fazer bolachinhas!! Enquanto arranjo as bolachinhas, tu vai preparando a rede, sim Manuela?






Estão a ver bem o outro motivo destas bolachas??? É que isto é só branco!!! Não há cor!!! E eu sinceramente já me sinto desgastada pela ausência do senhor Sol!!! 
Ainda assim noutro dia andei pela Sibéria com a máquina.... O tempo não estava muito bom, mas deu para umas fotos!! E vou voltar a repetir e depois mostro!!

Bem já sei que o mal é general, porque no tal jardim à beira mar plantado o tempo não tem dado tréguas! E vejo muitos amigos a queixarem-se do mesmo!!! E agora digo, imaginam como me sinto, quando no vejo o sol há mais de um mês né? Mas pronto isto só faz com que eu tenha vontade de fazer bolachas e com o passar do tempo, de férias!!! Aiiii que nem quero pensar! 


Bolachas Coloridas
(Receita retirada do Le Grand Livre Marabout de La Pâtisserie Facile, pág. 281)






O nome original da receita é Biscuits à la Confiture! E como sempre tenho problemas com as traduções decidi chamá-las coloridas!! É que bolachas de compota não me soava muito bem!! (risos)

Ingredientes:

- 125 gramas de manteiga sem sal amolecida
- 1/2 colher de chá de essência de baunilha
- 110 gramas de açúcar
- 120 gramas de amêndoa moída sem pele
- 1 ovo
- 150 gramas de farinha
- 1 colher de café de raspa de limão
- 110 gramas de compota de frambuesas (usei de morango e cerejas negras)
- 2 colheres de chá de compota de alperce

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Forrar o tabuleiro do forno, ou tabuleiros, com papel vegetal.

Bater a manteiga, a baunilha, o açúcar e a amêndoa até obter uma massa esbranquiçada e fofa, tipo mousse. Juntar o ovo e misturar bem.

Por ultimo juntar a farinha peneirada e envolver com uma colher de pau.

Misturar metade da raspa de limão com a compota de morango e a outra metade com a compota de alperce.

Com a ajuda de uma colher de sobremesa, retirar pequenas porções de massa e formar bolinhas. Colocar sobre o tabuleiro, tendo o cuidado de as separar. Pressionamos ligeiramente e com o cabo de uma colher de pau de madeira, não muito grande, fazemos buracos na massa. Primeiro ao centro e e depois ao redor.





Com uma colherzinha de café, vamos enchendo com um pouco de compota de morango e no centro com compota de alperce. Não devemos colocar muito, para que não saia aquando da cozedura.





Levamos o tabuleiro ao forno, a meia altura, e deixamos cozer durante 15 minutos ou até que comecem a estar douradas.

Retiram-se do forno e deixam-se arrefecer sobre o tabuleiro. Depois de frias, podem ser armazenadas num recipiente hermético. (Aqui em casa, é a latinha!!!)







Notas da Mamã:
Por experiência em outras bolachas, sei que quando colocamos o doce directamente na bolacha e levamos ao forno, tem tendência a espalhar!!

Visto isto tentei fazer a experiência de apenas o colocar a meio da cozedura, mas o resultado é precisamente o mesmo. A massa pode ser colocada no frigorífico uns minutos antes de fazer as bolinhas para que não se pegue tanto nas mãos e seja mais facil para formar os buraquinhos.






Enquanto tenho a pequena a reclamar o sítio no computador, deu-se conta que tinha o livro ao pé de mim! E grita-me: Oh Mãeeeee são iguais às nossas!!!

Isto é mais do que bom sinal! Nem sempre que faço alguma coisa, os pequenos aprovam! Mas desta vez a lata não ficará muito tempo cheia e o lanche já sabemos o que vai ser!






Enquanto vos deixo aí a ver as bolachinhas, eu vou ali buscar mais uma para acompanhar o meu café!! De alguma maneira tenho que vencer esta preguicite aguda!!! (risos)

E agora me lembro, já só me faltam 597 receitas do livro para experimentar!!!

Também podiam ir experimentando estas, não??

38 comentários:

  1. Olá Mena!
    Imagino o frio que está na tua Sibéria! Ai o sol... até eu tenho saudades dele!
    O trabalho é sempre muito também aqui por casa, mas com crianças aumenta, não é minha querida!
    As tuas bolachinhas estão maravilhosas e perfeitas! Adorei!
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem estado muito frio Paula!!
      Mas enquanto houver bolachinhas nem me lembro!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Lindo post, Mena.
    Essa bolachinhas vão fazer as delícias dos teus pequenos...e claro que vais ajudar a dar sumiço às bolachas, né?
    Estão mimosas essas bolachas.
    Faz aí um Volluto que eu vou já a caminho!
    Beijinhos

    Sílvia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) O sumiço das bolachas é compartido!!!!
      Ok, o volluto está pronto!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Por aí é a neve e por aqui a chuva! Mas com umas bolachinhas assim, o dia fica bem mais alegre ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu tenho visto o tempo por aí!
      haja bolachinhas!
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Bem, o que eu já me ri com este post, és mesmo engraçada ! :D Olha as bolachas são lindas e fáceis de fazer, não estivesse eu de volta dos bombons já as fazia tbém pois tenho ali umas compotas caseiras bem boas para o evento! Só uma dúvida, quando fazes os buraquinhos vais até ao fundo? Deu-me a impressão de estar a ver o papel vegetal mas pensei ," não deve ser pois senão a compota sai por baixo" mas...Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Obrigado Elsa! Ainda bem que te ris!!! Isso é bom sinal!
      Quanto ao buraquinho, nao vai ate ao fundo, mas quase!! Mais ou menos um cm!
      Pois eu quero ver essas bolachinhas!!!
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Um dia destes, depois da lista que me deste ,tem de ser à vez! Até vou abrir uma bolacheria! HEHEHE bjo

      Eliminar
  5. Que aspecto maravilhoso, dá mesmo vontade de comer umas quantas :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Adoro umas bolachas assim doce.
    As tuas ficaram lindas...lindas.
    Aqui em casa nem aqueciam a lata
    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nao te preocupes que aqui em casa, nao ficarão mto tempo!!!!
      :))
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Ficaram muito bonitas.
    Bjs, Susana
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

    ResponderEliminar
  8. Que beleza estas bolachinhas, Mena!
    Fazem-me lembrar as minhas favoritas do Doce Sortido quando era miúda :)
    Adorei.

    Bjinhos e boas arrumações ;)

    ResponderEliminar
  9. Olá Mena


    Não ia só uma bolachinha... com esse aspeto iam várias :-)
    Ficaram lindas
    Beijocas

    ResponderEliminar
  10. ai mulher, como é que tu aguentas viver nesse frio?! só mesmo com umas bolachinhas para conseguires aguentar... ficaram lindas!*

    ResponderEliminar
  11. Realmente...este Inverno está rigoroso em todo o lado!
    Ainda assim, não me imagino na tua situação, sem sol durante tanto tempo... és mesmo uma guerreira!
    Por aqui (UK) há muita chuva e frio, mas o sol ainda que tímido aparece! :)
    Adorei estas bolachinhas... costumo comer muitas vezes bolachas com compota caseira, estas fazem o 2 em 1... que delicia!!

    ResponderEliminar
  12. Lindas as tuas bolachinhas e sem duvida dão cor a esses dias tão brancos que se fazem sentir por ai.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  13. Nham, nham... Passa para aqui algumas, Mena. Essas cores lindas advinham que serão deliciosas, na certa animava num instante, que eu já ando como o tempo por aqui, um pouco cinzenta de mau humor ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Essas bolachas com um cacau quente ou um chá por companhia fazem milagres!
    Muito originais Mena. Nunca tentei por a compota a meio, coloco sempre no final.Os meninos devem ter adorado as cores e o sabor :)
    Pudesse eu enviar-te um pouco de sol ;)
    Beijo

    ResponderEliminar
  15. Boa noite, Mena!
    Ficaram muito bonitas e apetitosas estas tuas bolachinhas, bem coloridas e alegres!
    Levo uma para o café! ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Olá Mamã
    Acredito que essas belas Bolachinhas Coloridas não vão aquecer a lata!
    Eu já há muito que não faço bolachas, mas ando com vontade de recomeçar.
    Com tanto frio por aí e tanta chuva e vento por cá, não há melhor do que umas bolachinhas gostosas e um chá ou café quentinho para compensar.
    Uma boa semana. Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  17. Já guardei a receita! devem ser deliciosas!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Qué delicia, son unas galletas hermosas Mena, se me hace la boca agua!
    Un beso grande y feliz semana

    ResponderEliminar
  19. Ahhhh bolachinhas lindas... :) agora podemos fazer as receitas do livro a meias... ora fazer uma, ora faço eu.. hehehe. Este livro é realmente uma maravilha.
    Beijinhos e espero que este raio de mau tempo passe depressa... aí e aqui também

    beijos
    Mafalda

    ResponderEliminar
  20. Olá Mena,

    não, não desculpa lá mas uma bolchinha não me chega como dizemos aqui por casa...nem me chega ao estômago...:)
    Imagino o frio que por ai vai, acho que não me aguentava num local desses sou tão friorenta que só de ver essa imagem já fico toda enroscada.
    Bolachas, sabe mesmo muito bem fazer até acho que são como uma terapia e quando têm este aspecto mais felicidade trazem.
    Tão lindas que ficaram, e nada complicadas, espera aí que eu já vou confirmar se são iguais às fotos do livro:)

    Beijinhos para os três Mena

    ResponderEliminar
  21. As paisagens brancas têm a sua beleza, mas tens toda a razão em querer dar uma cor aos teus dias... e essas bolachinhas cumprem o objetivo na perfeição! Parecem vitrais, ficaram lindas, querida!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Que lindo que é esse branco querida Mena! Faz-me lembrar um dia de férias a fazer ski!
    Eu adoro, com sol e tudo branquinha à volta! Mas confesso que durante alguns dias...
    Depois são as botas que magoam, é o frio que cansa, é o cansaço!
    Daqui a menos de um mês vou aí à tua Sibéria!
    Que lindas bolachinhas. Acabei de pôr no forno umas de amêndoa também!
    Esses buraquinhos preenchidos com as compotas estão lindos :)
    As bolachas ficaram um encanto querida Mena :)
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  23. O branco que te rodeia ao mesmo tempo é lindo Mena!
    Não sei, nem sou muito de branco, mas ao olhar, senti paz e senti uma calma.
    Deve ser bonito de ver, mas sim, o sol faz falta, por cá também já o digo sim :)
    E melhor seria que o sol viesse acompanhado destas bolachinhas, coloridas e docinhas.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  24. Bolachinhas lindas e apetitosas Mena...hmmmmmmm, parece bem a cara do frio mesmo =)
    E falando em frio, que sonho poder ver neve de perto....deve ser tudo de bom né? Se bem que morar assim como neve sempre...bom acho que não...hhehehehe
    Lindissima as paisagens!
    Beijãoooo

    ResponderEliminar
  25. Mena, bem me parecia que já tinha visto estas bolachas nalgum lado :)
    Agora descobri...são do livro que também adoro :)
    Ficaram perfeitas e com esse cafézinho...
    Bjinhos para a Sibéria

    ResponderEliminar
  26. Maravilhosas como sempre, Mena!
    Adorei a tua participação e o café com a bolacha.
    Bjnhos

    ResponderEliminar
  27. Só faltam 597?
    Pois eu se fosse a ti fazia uma por dia e assim terias para mais de um ano de actualizações diárias do teu cantinho, que dizes??
    Estão magníficas e lindas amiga e comia já 2 ou 3, no mínimo, claro...
    Pois é amiga, o frio e falta de Sol dão para isto, para ter sempre o forno ligado, com algo delicioso lá dentro...
    Beijocas amori,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha eu ja gostava de poder fazer isso!!! Uma por dia!!! Isso significava que eu nao teria que estar fechada numa sapataria!!!
      So isso??? Se fores como a Maria, a lata esvazia-se num instante!!
      Beijinhos

      Eliminar
  28. una monada de galletitas. Aprovecho para mostrarte mi blog y si quieres podemos hacernos seguidores. http://unmundollamadomay.blogspot.com.es/ muchas gracias

    ResponderEliminar