15.12.12

Biscoitos de Amêndoa

Decididamente adoro bolinhos, bolachas e afins... Não me perguntem porquê, mas adoro fazê-las e os meus pequenos terríveis adoram quando a lata está cheia.

Já sei que devia postar receitas mais natalícias, mas esta estava pendente de ser publicada! Tenho uma adequada pro Natal, mas ainda não experimentei, que para não variar, também têm amêndoa.

Adoro, simplesmente, adoro este pequeno fruto seco.

Aquando de uma das minha visitas a Viseu, nas férias, numa paragem obrigatória no Continente, encontrei uns livrinhos que são uma verdadeira reliquia, outra para juntar ao das madalenas.

Pelos vistos é uma colecção feita pela editora Impala com o nome " O Melhor da Pastelaria", e aqui por casa habitam o "Sortido Rico e Pães Doces", "Bolos Secos e com Creme". Comprei toda contente porque numa vista de olhos rápida, as fotografias agradaram-me! É, tenho esse defeito, sou de comer primeiro com os olhos antes de ler os ingredientes ou a execução. E depois acontece-me o que me aconteceu quando quis fazer algumas receitas: Consultar o Vol.I. Falta-me o volume mais importante, que pelos vistos fala de técnicas e ingredientes. Já o procurei, mas não houve maneira que o encontrasse.



Aqui está a receitinha que escolhi e a foto da capa do livrinho!! Falta-me o vol.I, mas ha muita coisa que pode fazer, haja tempo e dedicação.

Ingredientes

  • 100 gr de amêndoas com pele
  • 150 gr de açucar amarelo*
  • 5 gemas
  • 300 gr de farinha
  • 5 colheres de sopa de leite
  • 1 colher de cafe de fermento
  • manteiga, farinha, açucar* e gema q.b.
*( Na receita original põe a marca de açucar Sidul e Sores, resolvi não colocar, porque aqui não se encontra, e está provado que a receita se pode fazer com outras marcas.)

Execução

Colocar as amêndoas e o açucar amarelo num liquidificador. Junte-lhe as gemas, 100gr de farinha e o leite; triture tudo muito bem. Verta numa tigela e envolva-lhe a restante farinha e o fermento, ambos previamente peneirados; amasse e deixe descansar, por 20 minutos.

Ligue o forno a 180ºC. Unte um tabuleiro com manteiga e polvilhe-o com farinha. Tenda pequenos rolinhos e molde-os em forma de "8".

Disponha-os no tabuleiro, pincele-os com gema batida e polvilhe-os com açucar. Leve-os ao forno, durante 12 minutos; retire. Com auxílio de uma espátula, descole-os do tabuleiro depois de frios. Sirva. 



Fiz tudo direitinho como mandava a receita, porque já aprendi que não posso inventar muito, que depois as coisas não saiem como têm que sair. Mas da próxima vez que voltar a repetir esta receita, não usarei o liquidificador. Picarei as amêndoas juntamente com a farinha, mas o restante já o farei dentro de uma taça, para se evitarem tanto desperdícios de massa. E que boa era sem estar cozida....

19 comentários:

  1. Respostas
    1. E que bons são! A massa é um pouquinho dura para o dispara-biscoitos Luísa, mas se calhar com uma colherzinha de leite, pode q se consiga!!
      Da próxima experimento assim!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá! Ficaram com ótimo aspeto...já comia um com um chá quentinho :)
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula!! Serve-te dos que queiras!! São muito agradáveis! Com chá e até mesmo com um belo chocolate quente!!!

      Beijinhos e bom fim de semana!!

      Eliminar
  3. Lindos e eu ia adorar pois adoro doces com amêndoa.
    bom domingo
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como eu São!! Adoro tudo o que leve amêndoa!! Entre outras coisas, mas a amêndoa é a eleita!!
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Ah que belos biscoitos!! A minha lata está quase vazia, tenho que a voltar a encher por isso levo a tua receita que é do mais simples que há :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vá.... Enche a latinha com esta receitinha Catarina!! São delciosos!!!

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Mena :)

    Ficaram maravilhosos os teus biscoitos... adorei, a cor que adquiriram é fantástica ! :-)
    Já sabes que te roubarei alguns ! :-)

    Estou a ver que és uma "papa-livros"... eh eh eh, eu também não posso ver livros, passo a vida a comprar !

    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isabel e depois escondo-os e quando os volto a encontrar é uma desgraça!!! Leva os biscoitinhos que quiseres!!! Já sabes que eu deixo!!

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Olá Mena, parabéns pelo prémio que te coube no sorteio, da Árvore de Natal da Blogosfera!! :)

    ResponderEliminar
  7. Olá novamente Mena, mais um prémio para a tua árvore de Natal. Parabéns. :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu que ja nao acreditava no Pai Natal!!! Afinal ele existe e lembrou-se me mim!! Um dos premios ja o reclamei, porque ja me enviaram uma mensagem e o outro como faço??

      Eliminar
  8. Olá.
    Sou a blogger que deve enviar a prenda da árvore de Natal da blogosfera.
    Logo que puder, envie para o meu e-mail a sua morada , para que eu possa pôr no correio a sua prenda.
    Se enviar ainda hoje, amanhã, num intervalo das reuniões, vou aos correios e despacho.
    Obrigada.
    Beijinho

    maria.a.araujo22@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando vi a mensagem, nem queria acreditar!! O Pai Natal existe!! Muito obrigado!!!
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Adicionei-a nos meus favoritos, porque também quero acompanhar o seu blog, que me parece ter posts interessantes.
    Beijinho
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria faça deste blog a sua casa!! E já sabe, na lata ha sempre bolachinhas!!
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Olá Mena
    Lindos estes biscoitinhos de amêndoa, perfeitos!!
    Beijinho e Boas Festas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra! Obrigado pelo elogio. Mas a receita é super fácil! Por isso a perfeição! Leva uns quantos para o chá!!

      Boas Festas para ti e para a família.
      Beijinhos

      Eliminar